Famoso ator Cacá Carvalho apresenta A Poltrona Escura

10 09 2010

Foto: Divulgação

Texto: release enviado pela produção, publicação na íntegra.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas recebe hoje e no final de semana o espetáculo “A Poltrona Escura”, interpretado pelo premiado ator Cacá Carvalho. A apresentação acontece às 21 hoje e sábado e às 20 no domingo.

  • Histórico – Criado em Pontedera (Itália) e finalizado no Brasil, o espetáculo “A Poltrona Escura” fez sua estréia em São Paulo em 12 de julho de 2003. Em seguida apresentou-se na Embaixada da Itália em Brasília, e em Santo André e Salvador.Recebeu os prêmios APCA, como um dos seis melhores espetáculos de 2003 em São Paulo, e o Prêmio Shell de melhor Ator, para Cacá Carvalho.

Em de 2004, fez duas temporadas na Itália – Pontedera, Roma, Florença, entre outras cidades, sendo que em Roma foi apresentado no estúdio de trabalho de Pirandello, na casa onde viveu e morreu o autor. Em Florença, participou do Festival Fábrica Europa. No Brasil, fez temporada em diversas capitais do Brasil. O espetáculo cumpriu em Janeiro e Fevereiro de 2008 uma série de apresentações novamente em Roma e desta vez uma longa temporada no Teatro Litta em Milão.

  • Repercussão – “A Poltrona Escura” recebeu importantes críticas da imprensa especializada durante as temporadas no Brasil e na Itália. A mídia italiana, por exemplo, abriu amplo espaço para o trabalho do ator brasileiro:

“… As três novelas que Cacá Carvalho interpreta com obstinada, filológica precisão interpretativa contam algumas das mais célebres epifanias pirandellianas: a descoberta da vida nua e a vontade de lhe ser fiel a despeito de todas as histórias e convenções. Na Poltrona Escura, Carvalho dá a elas o estupor da descoberta indescritível…”, Cordelli Franco (Corriere Della Sera – Roma – 06/02/04)

“É uma obra-prima. Do corpo e da voz do ator saem então páginas densas de humor, de necessidades irrefreáveis, de tragédias pessoais. Sai o homem pirandelliano com suas dores e a sua necessidade de existir, aqui perseguida também através de motivos fantásticos”, Maria Teresa Surianello (Site Tuttoteatro. com – Roma – 07/02/04)

“ Cacá Carvalho é capaz de uma identificação tão visceral com os personagens, que o leva além do naturalismo. Dotado de uma gestualidade em contínuo movimento que sublinha o transcorrer da voz, do tom baixo até o grito, que parece mesmo exprimir o barulhinho de uma vida diferente. Ele interpreta com os olhos, com a boca, com todo o corpo”, Gianni Manzella (Il Manifesto – 08/02/04).

  • Serviço

Dias 10/09 e 11/09, às 21h e 12/11 às 20h

Teatro Universitário Cláudio Barradas

Rua Jerônimo Pimentel, 546 (Esquina com a Dom Romualdo de Seixas)

Ingresso : R$ 20,00 (inteira) e R$10,00(meia).

Para mais informações : (91) 3249-0373 (horário: 14h as 21h)



Ações

Information

Deixe um comentário